Strogonoff de Couve-Flor

20 out

Oi gente, meu nome é Bianca e sou amiga e convidada da Paula. Estarei compartilhando com vocês, aqui no blog, minhas experiências gastronômicas. Já faz um tempo que aderi a um estilo de vida mais saudável e a primeira mudança que fiz foi na alimentação. Então, em geral, estarei postando receitas e dicas de culinária vegana. Para quem não sabe, comida vegana é aquela que não utiliza nenhum ingrediente de origem animal, então laticínios, ovos e carnes de qualquer tipo estarão excluídos das receitas por aqui.

Tentarei postar uma vez por semana uma receitinha minha aqui no blog. Lembrando que vocês não precisam ser vegetarianos nem veganos para experimentar essas receitas na sua casa, o importante é ousar e se divertir na cozinha. 😉

A receita de hoje é esse strogonoff de couve-flor delicioso e bem simples de fazer.

 

Strogonoff de Couve-Flor


Ingredientes

1 couve-flor pequena

2 tomates médios

2 cebolas médias

2 dentes de alho

1 xícara (chá) de aveia em flocos

2 xícaras (chá) de água

 

 

 

 

Temperos a gosto

1 colher (sopa) de óleo (eu usei de girassol)

1 ½ colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de orégano

2 colheres (chá) de colorau

1 colher (sopa) de vinagre de maçã

Salsinha a gosto

1 pitada de noz-moscada

 

 

 

Modo de Fazer


Refogue o alho e as cebolas no óleo até dourarem. Enquanto isso lave e pique a couve-flor do tamanho que desejar. Eu gosto de deixar a minha com este tamanho:

A seguir misture a couve-flor picada com o refogado e deixe por um tempo cozinhando com a tampa fechada e fogo baixo. Chegou a hora dos temperos, você pode seguir a minha sugestão ou inventar seu próprio tempero. Aqui eu coloco a noz-moscada, o vinagre, o sal, a salsinha e o orégano. Mexa bem e acrescente os tomates picados com semente, tampe novamente. Nesse estágio seu strogonoff deve estar com essa aparência:

Enquanto seu strogonoff está cozinhando é hora de fazer o leite de aveia, para isso coloque em seu liquidificador a aveia, a água e o colorau. Bata bem e passe na peneira para tirar o resíduo da aveia. Antes de colocar o leite na panela você deve desligar o fogo porque se não, seu strogonoff vira um mingau, haha.

Este é o resultado final:

E aqui vai uma foto do meu almoço completo de Domingo, strogonoff de couve-flor, arroz temperado, fritada de couve minera com brócolis, batata palha e um suquinho natural de manga:

Espero que vocês tenham gostado!

Qualquer dúvida ou sugestão deixe-me saber pelos comentários. 😉

Deixe um comentário

